Convidados

Adília Fernandes

Professora Coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança. Doutora em Psicologia; Mestre em Psicologia, com Especialização em Psicologia Social e das Organizações; Especialista em Enfermagem ao abrigo do DL. N.º 206/2009 de 31 de agosto; Especialista, pela Ordem dos Enfermeiros, em Enfermagem Comunitária. É diretora da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança; Membro Integrado da Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA: E), tendo como principais áreas de investigação: Promoção da Saúde; Saúde Ocupacional; Envelhecimento Saudável; Qualidade do sono. É autora e coautora de diversos artigos científicos. Participou em várias conferências, nacionais e internacionais.  

Alejandro Mercado

Doutoramento em História pela Universidade Michoacana de San Nicolás de Hidalgo. Actualmente ligado ao Departamento de Estudos Culturais, Divisão de Ciências Sociais e Humanas, Campus León, Universidade de Guanajuato. Membro do Sistema Nacional de Investigadores do CONACyT (nível I) e Perfil Deseable SEP-PRODEP. Investiga na área da música, músicos e espaços de actuação, festivais e festividades e educação artística. Em 2016, ganhou o Prémio Nacional de Investigação Fórum Cultural Guanajuato, do qual surgiu o livro Música y fiesta en Guanajuato. Autor de cinco livros e coautor de mais cerca de vinte sobre o assunto, bem como de artigos de referência em revistas especializadas e em algumas revistas históricas. Tem dado várias palestras em seminários e congressos nacionais e internacionais. Editor de El Artista, revista de artes.

André Arede

Desde novo ligado à gestão e organização de eventos culturais através da d’Orfeu – Associação  Cultural, onde desde sempre pertenceu aos Órgãos Sociais. Formado em Radiologia pela Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias, entrou, ainda, como caloiro, na Tusald, onde viria a ser anos depois Tesoureiro. Em 2006, juntamente com uma geração de bons rapazes, fundava a Estudantina Académica de Castelo  Branco. Presidente da Mesa da Assembleia-Geral desde a fundação da Associação  criada a partir da Tuna, em 2008, até ao ano de 2011. Em 2012 assume a Presidência da Direcção da A.C.E.C.B. Em 2013 muda-se para Coimbra, para estudar Mestrado em Medicina Nuclear na Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra e entra para a Tu Na Destes, onde ainda se encontra no ativo. Em 2014 entra para  Vitistuna, como ensaiador de Estandartes. Em 2017 muda-se para Inglaterra para se dedicar inteiramente à prática clínica e científica, onde exerce actualmente, na cidade de Bristol.

Augusta Machado

Licenciatura em Solicitadoria pela Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela do Instituto Politécnico de Bragança. Funcionária da Fundação INATEL desde 1987, onde ingressou como administrativa. Nomeada Diretora da INATEL de Bragança e Vila Real, em março de 2016.

Augusta Mata

Licenciada em Enfermagem com especialização em Enfermagem de Saúde Pública, Mestre em Saúde Pública e Doutora em Psicologia Social. Foi professora coordenadora na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança tendo-se aposentado no dia 1 de fevereiro de 2022.Enquanto docente ministrou diversas unidades curriculares principalmente ligadas às áreas de Enfermagem e Gerontologia, principalmente aquelas relacionadas com a Saúde Pública e Saúde Comunitária. Orientou diversos trabalhos de fim de curso e dissertações de mestrado. Integrou diversos júris de provas públicas de mestrados e doutoramentos. Durante a sua atividade profissional ocupou cargos como: Presidente do Conselho Pedagógico da ESSa; Membro dos Conselhos pedagógico e científico da ESSa; Coordenadora departamental para os programas de mobilidade da ESSa: Diretora do Curso de licenciatura em Enfermagem; Diretora do Curso de Pós-licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária; Diretora do Curso de Mestrado em Cuidados Continuados; Diretora do Curso de Mestrado em Enfermagem de Saúde familiar. Foi membro do Conselho Geral do IPB e Provedora do Estudante do IPB. Integra a Unidade de Investigação em Ciências da Saúde: Enfermagem (UICISA:E)tendo publicado diversos artigos científicos e capítulos de livros tanto como autora como co autora. É madrinha da RAUSSTUNA desde 1 de novembro de 2014.

Bruno Gonçalves

Bruno Gonçalves, é Licenciado em Informática de Gestão, Mestre em TIC na Educação e Formação, Doutor em Ciências da Educação com Especialidade em Tecnologia Educativa e Pós-Doutorando em Ciências de Educação na área da formação de professores. É professor adjunto convidado Instituto Politécnico de Bragança, e dedica‐se à investigação científica em diversas áreas, sendo uma delas, as tunas universitárias. É associado fundador da RaussTuna – Tuna Mista de Bragança, onde desempenhou desde 2009 inúmeras funções. Liderou vários projetos musicais, destacando-se o álbum “Tuna+Tuna – Um Festival de Duetos” (2016). É autor de diversos documentos, letras e melodias originais e do livro “A Tuna! Uma década de histórias”. É ainda coautor de vários artigos científicos sobre a temáticas que envolvem as tunas universitárias. Em 2012 foi distinguido com o título “Honoris Causa”. Em 2014, foi agraciado com a medalha Unio, Labor et Justitia – José Adriano. Em 2016 e 2019 recebeu, por parte da Assembleia Geral da RaussTuna, um Voto de Louvor.   É, desde, 2013, Presidente da Mesa de Júri do Rauss&Tunas – Festival Solidário de Tunas Mistas em Bragança e, desde, 2020, membro da Ordem Honorífica da RaussTuna. 
Consultar mais informações

Carlos Teixeira

É Diretor da Escola Superior de Educação (ESEB) do Instituto Politécnico de Bragança, onde é docente do Departamento de Português. É presidente do Conselho Diretivo da Associação de Reflexão e Intervenção na Política Educativa das Escolas Superiores de Educação (ARIPESE). É Doutor em Estudos Literários: Literatura para a Infância, com a tese A diarística na literatura para a infância: a escrita do eu entre o real e a ficção. Centra a sua investigação nas áreas da literatura, da cultura e da didática da leitura e da escrita, tendo participado em vários projetos de formação contínua de professores.

Clarisse Pais

Clarisse Pais é licenciada no Curso de Professores do Ensino Básico, Variante de Português/Francês, pelo Instituto Politécnico de Bragança. Possui o Curso de Especialização em Ciências Documentais – Opção de Documentação e Biblioteca, pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. É Coordenadora dos Serviços de Documentação e Bibliotecas do Instituto Politécnico de Bragança. É Professora Especialmente Contratada na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo do IPB, desde o ano letivo de 2012/2013. Ministrou diversas sessões de formação nas diferentes escolas do IPB. É autora de artigos científicos, 1 capítulo de livro e participou com várias comunicações em conferências nacionais e internacionais. É ainda editora de vários livros de conferências. 
Consultar mais informações

Cristiano Torrão

Frequenta o curso de Licenciatura em Ciências Florestais e Recursos Naturais na Escola Superior Agrária de Coimbra. Atualmente é militar dos Quadros Permanentes da Força Aérea Portuguesa e ainda Bombeiro Voluntário no concelho de residência. Ingressou na VitisTuna – Tuna Mista da Escola Superior Agrária de Coimbra em janeiro de 2016, tendo desde cedo adquirido o gosto pela coreografia e ritmo de pandeiretas. Foi responsável pelo naipe de pandeiretas durante dois anos. Atualmente, contando com a participação em dezenas de festivais e encontros de tunas, procura manter-se assíduo na atividade da tuna, fazendo por incutir o espírito tunante que a caracteriza por todo o País. Começou a dar os primeiros passos na Guitarra Portuguesa de forma também a fazer jus à tradição de Coimbra e da VitisTuna. É ainda, desde 2019, membro da Estudantina Académica do Tejo.

Elisabete Morais

Elisabete Paulo Morais é licenciada em Engenharia Informática, Mestre em Gestão de Informação e Doutorada em Informática. Atualmente é Professora Coordenadora do Departamento de Informática e Matemática do Instituto Politécnico de Bragança – Portugal. Leciona várias Unidades Curriculares na área da Informática, desde 1997. É coordenadora do Departamento de Informática e Matemática, vice-presidente do conselho técnico científico da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela e Investigadora Integrada na Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG). Tem várias publicações em revistas com revisão por pares, capítulos de livros e proceedings, e tem várias comunicações em conferências científicas internacionais. É membro do Conselho Científico de algumas Conferências Internacionais e colabora como revisora em várias revistas.

Elsa Esteves

Professora Adjunta na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (EsACT), do Instituto Politécnico de Bragança, no departamento de Ciências Empresariais e Jurídicas. Membro integrado e membro do conselho científico do CiTUR (Centro de Investigação, Desenvolvimento e Inovação em Turismo). Representante da EsACT na RIPTUR (Rede de Instituições Públicas do Ensino Superior Politécnico com cursos de Turismo). Membro do conselho científico do Mestrado em Marketing Turístico e orientadora de vários trabalhos de investigação, com temáticas como: Comportamento do consumidor turístico; Comunicação em turismo e Gestão da animação turística. Orientadora de vários projetos/estágios curriculares das licenciaturas em Turismo e Marketing. Coordenadora dos Estágios Curriculares dos CTeSP´s da EsACT. Diretora de Curso do CTeSP em Promoção Turística e Cultural. Representante da EsACT no GIAPE. 

Felix Martín Sárraga

É Doutor em História (especialização em estudiantinas e tunas universitárias) e em Medicina e Cirurgia (especialização em bibliometria) pela Universidade de Múrcia. Foi professor da Universidade de Porto Rico, coordenador do ensino da prática clínica para estudantes de medicina da Universidade Católica San Pablo de Murcia e presidente da Comissão de Ciência e Pesquisa da IV Área de Saúde da Região de Múrcia até 2022. A sua tese de doutoramento sobre o compromisso social dos estudiantinas e tunas universitárias obteve a nota máxima possível no sistema de doutoramento espanhol. É autor de 9 livros sobre Tunas e Estudiantinas, assim como centenas de artigos sobre as mesmas na Internet e em revistas. Ele deu cerca de trinta conferências relacionadas com a história de Las Tunas em universidades hispano-americanas e congressos internacionais. É presidente da Comissão Científica da TVNAE MVNDI e organizador do Congresso Ibero-Americano de Tunas desde 2012. É membro da Tuna da Faculdade de Medicina da Universidade de Múrcia desde 1979. Patrocinou a Tuna da UNED de Elche (15-06-1979) e Tuna Universitária de Beja (26-10-2003). “Becado” pela Tuna Feminina Javeriana de Bogotá (24-01-2008) e pela Tuna da Universidade Interamericana de Porto Rico (Río Piedras, 08-11-2018).

Gonçalo Figueiredo

É aluno da Licenciatura de Música em Contextos Comunitários na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. É, desde 2020, associado da RaussTuna – Tuna Mista de Bragança, onde até ao momento desempenhou as seguintes funções: Plataformas Digitais e Marketing (2020/21); Vogal da Direção (2020/21); Equipa XIII Rauss&Tuna’S (2020/21); Apresentação e Comunicação Social (2021/22); Coordenador Musical Adjunto (2021/2022). Em 2021 foi distinguido com o título “Voto de Louvor”. Atualmente desempenha as funções de: Coordenador Musical (2022/23).

Hélder Fernandes

Professor adjunto da Escola Superior de Saúde. Vice-presidente do Conselho-Técnico Científico da Escola Superior de Saúde. Diretor do curso de licenciatura em Gerontologia. Coordenador de mobilidade internacional. Doutorado em Geriatria e Gerontologia. Mestre em Psicologia do Idoso. Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria. Trabalhou como enfermeiro no Hospital Santos Silva em Vila Nova de Gaia e no Hospital Pedro Hispano em Matosinhos.

Isabel de Castro

É transmontana de nascimento. Fez os seus estudos superiores na cidade do Porto e Aveiro. É licenciada em Ciências Históricas – arqueologia; Licenciada em Educação Musical; Mestre em Psicologia da Música; Pós-graduada em Psicologia da Música; Título de Especialista em Música. As suas áreas de investigação e especializaçãoabrangem Psicologia da Música, a Música, a Etnomusicologia, entre outras. Das diferentes atividades desenvolvidas no contexto académico e comunitário incrementou e implementou diferentes projetos de investigação, artísticos, culturais, sociais, políticos, entre outros,contribuindo para a expansão cultural e da valorização da música em particular, nas suas vertentes artísticas, profissionais e humanas. Tem artigos e livros científicos publicados na área da sua especialização. É membro do INET-md (Universidade de Aveiro). É professora Coordenadora de nomeação definitiva na Escola Superior de Educação – IPB, onde exerce funções até à atualidade.

Isabel Ferreira

Professora Coordenadora Principal na área da Bioquímica; Foi Vice-presidente do IPB, Diretora do Centro de Investigação de Montanha e Mentora do Laboratório Colaborativo MORE – Montanhas de Investigação; É uma das investigadoras mais citadas do mundo (top 1%), tendo sido distinguida nos últimos 7 anos no índice Essential Science Indicators; Recebeu numerosos prémios; Coordenou e integrou vários conselhos científicos e consultivos de instituições científicas nacionais e internacionais. Desempenhou o cargo de Secretária de Estado da Valorização do Interior do XXII Governo Constitucional desde 2019. Atualmente desempenha o cargo de Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional do XXIII Governo Constitucional
Consultar mais informações

João Sobrinho Teixeira

Licenciado em Engenharia Química pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (1985) e doutorado na área de Mecânica de Fluidos pela mesma Universidade (1998). Pertenceu aos quadros do Complexo Agroindustrial do Cachão, onde desempenhou funções de engenheiro de produção e, posteriormente, de direção do planeamento e controlo da produção. É Professor Coordenador do Instituto Politécnico de Bragança desde 2001. Orientou e arguiu teses de Doutoramento e Mestrado na área de Transferência de Massa e Oxigenação de Águas. De entre as várias publicações científicas apresentadas salienta-se a produção de um capítulo para a Encyclopedia of Fluid Mechanics da editora Gulf Publishers, EUA, sob o título «Axial Mixing in Gas-liquid Flow». Foi Presidente do Instituto Politécnico de Bragança de 2006 a julho de 2018. De 2009 a 2013 assumiu, também, as funções de Presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP). De fevereiro de 2009 a outubro de 2018 é membro da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES). De 2011 a 2014 integrou a direção da European Network for Universities of Applied Sciences (UASNet). De 2014 a julho de 2018 integrou a direção da AULP (Associação das Universidades de Língua Portuguesa). Em 2018 integrou o U-Multirank Advisory Board. Foram-lhe atribuídas as seguintes distinções: Medalha de Honra da Opole University of Technology (Polónia), 2012; Medalha de Mérito pela Câmara Municipal de Bragança, 2013; Medalha de Ouro do CCISP, 2013; Medalha de Ouro de Mirandela, 2016; o título de Professor Honoris Causa pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), 2018; Medalha de Mérito Científico do MCTES, 2018. Foi Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do XXI e XXII Governos Constitucionais.

Jose Carlos Belmonte

Nascido em Sevilha em 1963, licenciado em Direito pela Universidade de Sevilha e em História e Ciências Musicais pela Universidade de La Rioja. Doutor em Pedagogia da Música pela Universidade da Extremadura, com a tese sobre a organologia e repertório de tunas, tendo obtido a qualificação de “Sobresaliente cum laude”, e é apresentada no seu livro “Los sones de la estudiantina”, juntamente com alguns artigos e conferências. É Professor Secundário e Bacharelato nas especialidades de Música, História da Música e Flamenco. Trabalha também como conselheiro musical e etnomusicólogo na estação de rádio SER. Deu palestras em diferentes universidades e instituições espanholas e americanas (Venezuela, Peru, Porto Rico), e escreveu artigos de diferentes tipos para diferentes publicações em Espanha e no estrangeiro. Membro de diversos grupos musicais de diferentes estilos e fundador de vários deles. Em relação às Tunas, é membro da Tuna de CC Económicas y Empresariales de Sevilla com o apelido “El Percha”. É autor de canções de Tunas como Vagabundo por Santa Cruz, Tunos de guardia, ambos interpretados por Tunas de todo o mundo.

Manuel Serrão

Licenciatura em Direito – Universidade Católica- (Lisboa). Empresário organização eventos e de feiras, nomeadamente eventos ligados ao ramo da moda. Ex-vice-presidente da A.N.J.E. com o pelouro do Portugal Fashion. CEO da Associação Selectiva e responsável pela organização do Porto Fashion Week, MODTISSIMO (61 edições) e Fashion Film Festival. Director do T Jornal desde a sua fundação – agosto de 2015. Comentador da atualidade política, social e desportiva em vários órgãos de comunicação social, nomeadamente JN, Expresso, SIC, O Jogo, Lux, Independente, TSF, 24 horas e Comércio do Porto, RTP, Focus; Porto Canal; TVI 24, Podcasts: Noite da Má Língua (SIC) e  Por Pratos Nunca Dantes Navegados (Rádio Observador).

Mariana Teixeira

Aluna da Licenciatura de Ciências Biomédicas Laboratoriais na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Bragança. É, desde 2020, associada da RaussTuna -Tuna Mista de Bragança, onde desempenhou a função administrativa de Tesoureira da Direção, Vice-Presidente da Direção. Atualmente exerce a função de Presidente do Conselho Administrativo da RaussTuna – Tuna Mista de Bragança e integra a Comissão Organizadora da JIT’23.

Miguel Sanches

Apaixonado pelo setor do turismo e suas dinâmicas, marketing e estratégia aplicados ao turismo e ensino especializado desta área, inicia o seu percurso profissional em departamentos de front office e restauração em hotelaria, concilia percurso académico e profissional e adquire experiência em atendimento ao cliente, em serviço de bar e eventos, passando por departamento comercial (e-commerce). Desempenha funções de consultor especialista na implementação de referenciais de sustentabilidade em empresas do setor turístico, com foco no acompanhamento à operação e estratégia de sustentabilidade das empresas, nos domínios económico, social e ambiental, bem como de professor técnico e diretor de curso de hotelaria e restauração. Atualmente, com funções na Direção Executiva na Biosphere Portugal. Em 2007 ingressa na Estudantina Universitária de Viseu, onde desempenhou diversas funções ao longo dos anos nos vários órgãos e iniciativas desta, mantendo a sua ligação ainda que com participações mais pontuais.

Nuno Ribeiro

Doutor em Economia da Empresas, pela Universidade Autónoma de Madrid (Espanha). Professor Coordenador na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança. Investigador Integrado na Unidade de Investigação Aplicada em Gestão (UNIAG). Autor de várias publicações nas áreas de Contabilidade Pública, Auditoria Pública, Contabilidade e Finanças do Setor Público, especialmente Administração Local. Atualmente é Diretor da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança.

Rui Duarte Marques

Rui Marques é investigador integrado do INET-md – Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança. Licenciado e mestre na área de Educação Musical pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra, concluiu também o mestrado em Ensino de Música (especialização em Teoria e Formação Musical) no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA-UA). Em 2019, concluiu o doutoramento em Música, na área de especialização em Etnomusicologia (DeCA-UA), com a defesa de uma tese intitulada “Tunas em Portugal: espaços de construção, negociação e transformação social através da música – um estudo de caso sobre a Tuna Souselense”. Atuou como investigador em vários projetos de I&D desenvolvidos no INET-md, pólo na Universidade de Aveiro, e financiados pela FCT. Lecionou em várias escolas do ensino básico, do ensino artístico especializado de música e do ensino superior. Colabora, como professor convidado, com a Universidade de Aveiro, a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, a Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho e a Universidade Lusófona.

Sónia P. Nogueira

É professora coordenadora da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela do Instituto Politécnico de Bragança. É Diretora da mesma Escola. É docente e investigadora na área gestão financeira pública, com foco no uso e na utilidade da informação financeira pelos políticos no contexto da tomada de decisões da Administração Local e Central. É membro integrado no Centro de Investigação em Ciência Política da Universidade do Minho. É Doutora em Economia da Empresa, com especialização em Contabilidade Autárquica. É autora de vários artigos científicos em revistas científicas com revisão e indexadas. Conta ainda com diversas participações em conferências internacionais indexadas e nacionais, tendo sido membro da Comissão Científica de várias. Tem uma larga experiência em docência e investigação no ensino superior. Foi Diretora de Curso e Presidente da Comissão Científica do Mestrado em Administração Autárquica. É membro da Comissão Científica do Mestrado em Administração Autárquica.

Telmo Afonso

Nasceu em Espinhosela-Bragança em 1965. Terminou o curso de enfermagem geral em Junho de 1991, concluiu o CESE e DESE em enfermagem médico cirúrgica em 1999. Iniciou a sua atividade profissional no então Hospital Distrital de Bragança em Julho de 1991, onde trabalhou em vários serviços de internamento e onde chefiou o serviço de Medicina Intensiva durante aproximadamente 8 anos. Em 2005 realizou o curso de emergência pré-hospitalar o qual o habilitou a prestar serviços na VMER de Bragança e no Heli de Macedo de Cavaleiros, desde essa data. Foi presidente da Associação de estudantes da Escola Superior de Enfermagem nos anos 1990 e 91. Presidente da Associação Cultural e Desportiva e Ambiental de Espinhosela entre 2000 e 2009. Lecionou aulas no Instituto Piaget em Macedo de Cavaleiros desde 2006 até 2014 nos cursos de Enfermagem e Fisioterapia. Presidente da Junta de Freguesia de Espinhosela entre 2009 e 2017. Presidente da Junta da União das Freguesias de Sé, Santa Maria e Meixedo desde Novembro de 2017 até à presente data, atividade que exerce a tempo inteiro.

Vasco Carvalho

É Licenciado em Enfermagem no Instituto Politécnico de Bragança e atualmente Enfermeiro na Santa Casa da Misericórdia de Bragança. É Associado da RaussTuna – Tuna Mista de Bragança desde 2012, onde desempenhou variadíssimas funções, entre elas, Presidente do Conselho Fiscal, Presidente da Direção, Presidente do Conselho Administrativo e Presidente do Conselho de Veteranos, sendo que as vertentes onde mais se destacou, enquadram-se nas pastas de Marketing Digital e Produção de Multimédia. Para além destas responsabilidades, integrou a Comissão de Restruturação para o Processo Tuna Mista, a Comissão de Coordenação do Projeto de Duetos e a Comissão de Coordenação do Projeto “Uma Década de Histórias”. Esteve ainda envolvido em todas as edições do Festival Solidário – Rauss&Tuna’S e liderou as equipas do Festival em formato online durante toda a pandemia. Foi distinguido com os seguintes títulos: Veterano Honoris Causa, em 2019, Associado Benemérito em 2021, Unio, Labor ET Justitia em 2022 e integra atualmente a Ordem Honorífica e a Comissão Organizadora das JiT’23.

Vítor Gonçalves

Professor Adjunto no Departamento de Tecnologia Educativa e Gestão da Informação da Escola Superior de Educação e sub-coordenador do Centro de Investigação em Educação Básica (CIEB) no Instituto Politécnico de Bragança. Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores e Mestre em Tecnologia Multimédia pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Atualmente é Investigador no CIEB – IPB; membro colaborador no grupo de investigação da Universidade de Salamanca “Innovación y Educación Digital”; membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias da Informação e Comunicação e membro do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Secretariado (Brasil). De 2008 a 2018 foi membro do Gabinete de Empreendedorismo do IPB e coordenador do Núcleo de Administração e Desenvolvimento de Aplicações. Pertence atualmente à equipa de facilitadores do programa Demola. Participa(ou) em vários projetos nacionais e internacionais (ERASMUS+). Autor ou coautor de mais de 100 publicações científicas. Desde novembro de 2016 é Tuno Honorário da RaussTuna – Tuna Mista de Bragança, uma família inquieta que sabe interpretar os seus desafios, superando-se a cada um deles.
Consultar mais informações